Esquema Corporal
“O desenvolvimento do esquema corporal pressupõe o
desenvolvimento da motricidade, bem como das percepções sensoriais.
O conhecimento adequado do nosso corpo engloba
diferentes aspectos como: a imagem corporal e conceito corporal.
A imagem corporal têm seu inicio na infância e vai se
desenvolvendo até 11 ou 12 anos quando atingem seu pleno desenvolvimento.
Podemos perceber como uma criança está em relação a sua imagem corporal através
de seus desenhos.
O Conceito corporal é o conhecimento das funções
relacionadas ao corpo, assim como a conscientização das diferentes partes do
nosso corpo. Este conceito começa a ser formado quando a criança tem
aproximadamente sete anos até a idade de 10 anos, pois depende de informações
que vão sendo dadas pela escola.
A noção da lateralidade ou assimetria funcional da
linguagem e outras funções cognitivas , iniciou-se a partir dos estudos de
Broca. Cada hemisfério utiliza diferentes estratégias de processamento, seja em
base verbal-analitica (como a linguagem) ou visuoespacial (por meio de
imagens). A lateralidade de função no cérebro se desenvolve.”
Lateralidade
Lateralidade é o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo lado direito.
A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, escrever, etc. Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.
O bebê ao nascer não tem opção por nenhum dos lados do corpo, ou seja, a posição reflexa é assimétrica: os membros do corpo ficam esticados para o lado em que a cabeça está virada. Já no terceiro mês de vida, ela entra num período de simetria: quando deitada de costas, movimenta igualmente os dois lados.
Lateralidade
Pode-se encontrar:
· Lateralidade homogênea
· Lateralidade cruzada
· Ambidestreza
Má formação da lateralidade
Motor
· Problema de estruturação espacial
· Desorganização das funções de linguagem
· Disgrafia
· A criança não consegue seguir a direção gráfica
· Caderno desorganizado
· Movimentos lentos e inconstantes
Comportamento
· A criança demonstra desorganização
· Criança indecisa
· Insegurança
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário