terça-feira, 7 de abril de 2020

Esquema Corporal


Esquema Corporal
“O desenvolvimento do esquema corporal pressupõe o desenvolvimento da motricidade, bem como das percepções sensoriais.
O conhecimento adequado do nosso corpo engloba diferentes aspectos como: a imagem corporal e conceito corporal.
A imagem corporal têm seu inicio na infância e vai se desenvolvendo até 11 ou 12 anos quando atingem seu pleno desenvolvimento. Podemos perceber como uma criança está em relação a sua imagem corporal através de seus desenhos.
O Conceito corporal é o conhecimento das funções relacionadas ao corpo, assim como a conscientização das diferentes partes do nosso corpo. Este conceito começa a ser formado quando a criança tem aproximadamente sete anos até a idade de 10 anos, pois depende de informações que vão sendo dadas pela escola.
A noção da lateralidade ou assimetria funcional da linguagem e outras funções cognitivas , iniciou-se a partir dos estudos de Broca. Cada hemisfério utiliza diferentes estratégias de processamento, seja em base verbal-analitica (como a linguagem) ou visuoespacial (por meio de imagens). A lateralidade de função no cérebro se desenvolve.”



Lateralidade

Lateralidade é o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo lado direito.
A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, escrever, etc. Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.
O bebê ao nascer não tem opção por nenhum dos lados do corpo, ou seja, a posição reflexa é assimétrica: os membros do corpo ficam esticados para o lado em que a cabeça está virada. Já no terceiro mês de vida, ela entra num período de simetria: quando deitada de costas, movimenta igualmente os dois lados.


Lateralidade

Pode-se encontrar:

·        Lateralidade homogênea
·        Lateralidade cruzada
·        Ambidestreza

         Má formação da lateralidade

                            Motor
·        Problema de estruturação espacial
·        Desorganização das funções de linguagem
·        Disgrafia
·        A criança não consegue seguir a direção gráfica
·        Caderno desorganizado
·        Movimentos lentos e inconstantes

                   Comportamento
·        A criança demonstra desorganização
·        Criança indecisa
·        Insegurança


Nenhum comentário:

Postar um comentário