Pronúncia é um pré-requisito para aprendizagem da linguagem escrita e, deve ser avaliada de acordo com a idade cronológica da criança e de seu estágio de desenvolvimento.
A criança que apresenta dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, poderá vir a encontrar sérios obstáculos no aprendizado da leitura e da escrita. Por outro lado, se apresentar problemas em associar sons que ouve, com os movimentos articulatórios necessários à sua reprodução oral, pode – se esperar, que também apresente dificuldades em associar os sons falados e ouvidos aos movimentos gráficos que os representam na linguagem escrita.
Vocabulário É a capacidade de entender o sentido das palavras e de empregá – las corretamente. O vocabulário se desenvolve como resultado da experiência e da integração neurológica.
Crianças com vocabulário reduzido poderão apresentar problemas na compreensão dos materiais lidos, porque nem tudo o que a criança vai conseguir decodificar terá correspondência com sua experiência vivida. Desta forma, a leitura torna – se uma atividade cansativa, pois o vocabulário da criança não é suficiente para permitir que haja uma compreensão e uma assimilação do conteúdo gráfico que é “lido”.
Sintaxe Oral Habilidade de formular frases oralmente, implica na perfeita elaboração mental das unidades básicas de pensamento, que são as frases.
Quando a criança apresenta erros de sintaxe oral, estes repercutem também na sintaxe escrita. A realidade escrita com dificuldades caracteriza – se pelas omissões de palavras ou pronomes, mudanças na ordem de apresentação dos vocábulos, erros de concordância nominal e/ou verbal, uso incorreto da pontuação etc.
(Ideias Sustentáveis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário