sexta-feira, 10 de abril de 2020

Como estimular o raciocínio lógico infantil?



Brincadeiras: excelente motivação para o raciocínio lógico infantil

Se existe algo que uma criança adora fazer é brincar. Elas não abrem mão de interagir com outros pequenos ou podem até mesmo se divertir sozinha. O importante, no entanto, é que existem muitas brincadeiras que podem trabalhar sobre o raciocínio lógico infantil.
Para se ter uma ideia, o fato de a criança estar inserida naquele meio, naquela missão de participar da brincadeira, já a coloca dentro da lógica da atividade. Junto a isso, temos o fato de muitos brinquedos serem voltados justamente para esse fim. Veja algumas das opções que podem estimular as crianças.
– Jogos de sequência lógica: essa brincadeira é constituída por figuras que procuram representar a ordem de uma cena, por exemplo. O jogo tem por objetivo estimular que as crianças consigam colocar as figuras na sequência exata para que façam sentido ao que foi proposto;
– Tabuleiros: nos casos das crianças mais crescidas, há brincadeiras que envolvem itens como números e operações matemáticas. Jogos de tabuleiro são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico e a estratégia das crianças;
– Quebra-cabeças: essa brincadeira é ideal, pois é uma atividade extremamente rica para o cérebro. O fato de induzir a criança a montar as peças apresenta um motivo e tanto para que o raciocínio lógico do pequeno consiga ser trabalhado de maneira bastante satisfatória. Os quebra-cabeças de hoje estão muito mais interativos, pois apostam em cores mais vivas para estimular as crianças;
– Jogos digitais: é preciso acompanhar as mudanças e hoje em dia os jogos digitais estão com tudo. Os pequenos podem contar com uma infinidade de jogos, que exercem uma grande influência sobre as crianças;
  – Lego: os famosos brinquedos ‘Lego’ também são excelentes para estimular o raciocínio lógico infantil, pois os encaixes induzem as crianças a criarem figuras (ou construções) a partir da interação delas durante a brincadeira;
– Atividades realizadas dentro de sala de aula: nada melhor que um ambiente educacional que promova o raciocínio lógico infantil. Quando se tem um acompanhamento que instigue a curiosidade do pequeno, os exercícios podem significar muito na incipiente vida escolar da criança. Vale lembrar que todas as opções acima (exceto jogos digitais) podem ser dadas em sala de aula.
Rítmo:
Você sabia que crianças que não possuem um ritmo corporal normalmente possuem alguma dificuldade para concluir tarefas de qualquer natureza? Sejam tarefas da vida diária, ou cotidiano, sejam atividades escolares, normalmente as crianças que não possuem ritmo corporal tendem a começar uma atividade e não terminá-la?
Atividades para aprimorar o ritmo corporal:
1. Seqüência de movimentos de braços. Para tal atividade seu aluno deverá memorizar uma seqüência de movimentações com os braços.
Ex.  (1) para frente, 
       (2) para cima,
       (3) para o lado e 
       (4) para baixo.
Depois de praticar por diversas vezes e seu aluno já tiver memorizado a seqüência, você pode acrescentar um ritmo para a atividade. O ritmo pode ser adotado por meio de comandos verbais, como as próprias instruções dos comandos. Também pode utilizar números de 1 a 4, intercalando a seqüência. Ou ainda, você pode utilizar comandos não verbais como palmas. Bata palmas para que seu aluno realize o movimento conforme a seqüência. Crianças a partir de 3 anos são capazes de realizar essa atividade. Comece fornecendo um comando por vez.
2. Saltos ritmados. Para essa atividade você vai precisar de cordas pequenas  ou qualquer marcação no solo. Essa marcação tem de ser feita de forma que seu aluno decore uma seqüência de saltos. Seu aluno deve então memorizar uma seqüência de saltos para que depois os realize de forma ritmada com os comandos verbais ou não-verbais que você vai emitir. Como você pode perceber a segunda atividade é bastante semelhante à primeira, mas em vez das mãos a criança utilizará os pés para saltar ora para frente, ora para os lados, ora para trás. Crianças a partir de 3 anos já conseguem realizar essa atividade, desde que elas tenham adquirido o padrão de saltar.

“O  ritmo corporal pode ajudar seu filho a começar e terminar bem as tarefas do cotidiano e até mesmo tarefas escolares.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário