Discriminação de sons Consiste
na capacidade de se perceber e discriminar auditivamente e, sem ambigüidade,
todos os sons existente na língua falada. Uma perfeita discriminação auditiva,
pressupõe uma acuidade auditiva íntegra, não implica na perfeita discriminação
dos sons.
Dificuldade em discriminar auditivamente sons diferentes, não terão
possibilidades em reproduzi – los com exatidão na leitura e na escrita, pois
será muito difícil associarem um som percebido erroneamente com a grafia
correta.
Ex.: “f - v”, “t - d”, “p - b”, “s - z”, ch - j” etc.
Discriminação auditiva figura-fundo Capacidade discriminar
auditivamente os estímulos ambientais que necessitam de uma atenção dirigida e,
ignorar os demais.
A discriminação correta de figura – fundo, permite que a criança, durante um
ditado ou durante uma explicação de um assunto, focalize sua atenção nas
palavras ou frases que estão sendo emitidas pela professora e, ignore os
restantes sons ambientais.
Dificuldade em escrever palavras ditadas, ou ouvir as explicações dadas, pois
os barulhos que ocorrem no ambiente a distrairão. As características das
crianças com dificuldades neste pré – requisito, são idênticas `as
características das crianças com falhas na discriminação de figura – fundo
visual.
Memória auditiva Capacidade de reter e de se lembrar de informações obtidas
por meio da audição. Envolve a possibilidade de fixar e reproduzir oralmente ou
por escrito, as informações recebidas auditivamente e lembrar qual o som
correspondente a um símbolo gráfico visualizado.
Ocorrem falhas na retenção de palavras ou séries de palavras percebidas
auditivamente, e as falhas em associar os símbolos gráficos discriminados
visualmente, aos correspondentes sonoros. Existem casos de crianças que
conseguem discriminar visualmente uma palavra, compreender seu significado e,
não são capazes de pronunciá – la porque não lembram do som que a representa.
(Ideias Sustentáveis)
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