terça-feira, 7 de abril de 2020

Flexibilização Curricular


INCLUSÃO EDUCACIONAL

É o direito à igualdade de oportunidades, o que não significa um modo igual de estudar e sim de dar o que cada um necessita, em função de suas especificidades e necessidades educacionais.
Cada estudante tem sua própria história de vida; Sua própria história de aprendizagem anterior (conjunto de saberes já construídos); Características pessoais em seu modo de aprender.
“ Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não é deficiência do aluno e sim os espaços, os ambientes, os recursos, que devem ser acessíveis e responder a especificidade de cada aluno.” (MEC, 2002).
A perspectiva inclusiva indica o direito de acessar o mesmo currículo.
A inclusão implica em oferecer uma mesma proposta ao grupo como um todo e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de cada um, em especial daqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação. Ou seja, o que pode (e deve) diferir são as estratégias pedagógicas e aspectos como complexidade, quantidade e temporalidade para acessar um mesmo currículo.

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