INCLUSÃO EDUCACIONAL
É
o direito à igualdade de oportunidades, o que não significa um modo
igual de estudar e sim de dar o que cada um necessita, em função de suas
especificidades e necessidades educacionais.
Cada
estudante tem sua própria história
de vida; Sua própria história de aprendizagem anterior (conjunto de saberes já
construídos); Características pessoais em seu modo de aprender.
“
Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não é deficiência do aluno e sim
os espaços, os ambientes, os recursos, que devem ser acessíveis e responder a
especificidade de cada aluno.” (MEC, 2002).
A
perspectiva inclusiva indica o direito de acessar
o mesmo currículo.
A
inclusão implica em oferecer uma mesma proposta ao grupo como um todo e, ao
mesmo tempo, atender às necessidades de cada um, em especial daqueles que
correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação. Ou seja, o
que pode (e deve) diferir são as estratégias pedagógicas e aspectos como
complexidade, quantidade e temporalidade para acessar um mesmo currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário