terça-feira, 7 de abril de 2020

Critérios para Flexibilização Curricular



      Diagnóstico das necessidades
      Avaliação diagnóstica
      Zona  de desenvolvimento Proximal
Conforme o Regimento Escolar do Município, o aluno que não apresenta autonomia para realizar atividades de leitura e escrita, poderá ser avaliado através de metas pré-estabelecidas  pela supervisora e professora regente, “ considerando na avaliação os avanços alcançados nas atividades desenvolvidas pela escola, bem como nas relações interpessoais respeitando os limites e possibilidades manifestadas pela deficiência. (Art 154)
      O resultado será em relatório descritivo, anexado ao diário de classe e confirmado no espaço destinado a observação.
      Os relatórios trimestrais e o final são realizados pelo professor regente com a participação do professor de apoio ou itinerante e da equipe técnico-administrativo –pedagógico da Unidade Escolar.


Diante da necessidade de encontrar soluções imediatas para o direito de todos a Educação, surgem estratégias como Adaptações Curriculares.
Adaptação/Flexibilização Curricular:
Adaptação: Tem seu foco na deficiência.
Flexibilização: Tem seu foco na potencialidade.
FLEXIBILIZAÇÃO: (significativa)
Objetivo: se pode definir como propósito que se deseja alcançar.
Conteúdo: Caminho para o alcance do objetivo.
ADAPTAÇÃO: (não significativa)
Estratégias – Recursos e atividades;
·         Avaliação – Utilizar vários instrumentos avaliativos, tais como: Avaliação oral, escrita, relatório, pesquisa, seminário, trabalho em grupo, etc.
·         Acompanhamento contínuo do processo.

Quem constrói a flexibilização/adaptação curricular?
Supervisor, professor regente, com a participação do professor de apoio ou itinerante.

“Necessidade Educativa Especial não é sinônimo de deficiência. Toda necessidade educativa especial específica requer repostas educativas especiais específicas.”
(Lopes 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário