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Diagnóstico das necessidades
•
Avaliação diagnóstica
•
Zona
de desenvolvimento Proximal
Conforme o Regimento Escolar do Município, o
aluno que não apresenta autonomia para realizar atividades de leitura e
escrita, poderá ser avaliado através de metas pré-estabelecidas pela supervisora e professora regente, “
considerando na avaliação os avanços alcançados nas atividades desenvolvidas
pela escola, bem como nas relações interpessoais respeitando os limites e
possibilidades manifestadas pela deficiência. (Art 154)
•
O resultado
será em relatório descritivo, anexado ao diário de classe e confirmado no
espaço destinado a observação.
•
Os
relatórios trimestrais e o final são realizados pelo professor regente com a
participação do professor de apoio ou itinerante e da equipe
técnico-administrativo –pedagógico da Unidade Escolar.
Diante da
necessidade de encontrar soluções imediatas para o direito de todos a Educação,
surgem estratégias como Adaptações
Curriculares.
Adaptação/Flexibilização
Curricular:
Adaptação: Tem seu foco na
deficiência.
Flexibilização: Tem seu foco
na potencialidade.
FLEXIBILIZAÇÃO:
(significativa)
Objetivo: se pode definir
como propósito que se deseja alcançar.
Conteúdo: Caminho para o
alcance do objetivo.
ADAPTAÇÃO: (não
significativa)
Estratégias – Recursos e
atividades;
·
Avaliação
– Utilizar vários instrumentos avaliativos, tais como: Avaliação oral, escrita,
relatório, pesquisa, seminário, trabalho em grupo, etc.
·
Acompanhamento
contínuo do processo.
Quem constrói a
flexibilização/adaptação curricular?
Supervisor, professor regente, com a participação do professor de apoio
ou itinerante.
“Necessidade
Educativa Especial não é sinônimo de deficiência. Toda necessidade educativa
especial específica requer repostas educativas especiais específicas.”
(Lopes 2014).
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