A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as
atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento
e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator
essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança.
A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo
intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral
para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo
do problema, em grande parte, está no nível das bases do
desenvolvimento psicomotor.
Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da
psicomotricidade são utilizados com frequência. O desenvolvimento do
Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal
e Pré-Escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes
elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.
O ato antecipa a palavra, e a fala é uma importante
ferramenta psicológica organizadora. Através da fala, a criança integra os
fatos culturais ao desenvolvimento pessoal. Quando, então, ocorrem falhas
no desenvolvimento motor poderá também ocorrer falhas na aquisição da
linguagem verbal e escrita. Faltando a criança um repertório de
vivências concretas que serviriam ao seu universo simbólico constituído na
linguagem, consequentemente, afetando o processo de aprendizagem. A criança,
cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar
problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de
letras (ex: b/d), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato
(matemática), na análise gramatical, dentre outras.
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