A importância das cores e formas no desenvolvimento das crianças
(Pais & Filhos)
A gente insiste: deixe seu filho brincar à vontade!
Ao longo dos dois primeiros anos de vida, cada ser humano experimenta uma espécie de corrida de obstáculos. E cada um deles mostra em que fase está o desenvolvimento do bebê ou da criança e se tudo está indo de acordo com o esperado.
Durante o percurso desse caminho, seu filho vai passar por muitas descobertas, aprendizados, interações e aventuras. E engana-se quem pensa que os primeiros meses do bebê se resumem a fraldas sujas, comer e dormir. Existem diversas interações diárias dos pequenos com os pais que ensinam amor, confiança, empatia e até mesmo matemática. “Eles são como mini máquinas de aprendizagem, que absorvem tudo que está à volta”, diz Gail Gross, especialista em desenvolvimento da família e da criança,de Houston, nos Estados Unidos.
Brincadeira é coisa séria
Uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças é através da brincadeira. “Todos os brinquedos sensoriais são de extrema importância porque estimulam o desenvolvimento da criança e permitem a integração com os pais”, explica o Dr. Claudio Len, pediatra e pai de Fernando, Beatriz e Silvia.
E deixar que seu filho se divirta à vontade com seus brinquedos tem uma razão que vai além da pura diversão: é por meio da brincadeira que eles desenvolvem habilidades como coordenação motora e raciocínio. Por isso, a gente insiste: deixe seu filho brincar! Para ele, é a maneira mais divertida de se expressar, além de descobrir o mundo e se relacionar com ele. Brinquedos de encaixe, com peças em formatos e cores diferentes, como triângulo, círculo e quadrado, por exemplo, são ótimas opções para provocar o desenvolvimento das habilidades da criança.
Aprender brincando é muito legal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário