sexta-feira, 29 de maio de 2020

Covid e a Síndrome de Douwn

Mamães e papais, não deixem de ler a matéria

 Síndrome de Down e Covid-19 - Perguntas e Respostas
(movimentodown.org.br)


Imagem ilustrativa retirada da internet



Conexão Educativa



Educação e tecnologia conectadas para entregar cursos, planos de aula e materiais gratuitos para serem usados no ensino remoto

Uma parceria Nova Escola e Google.org

Navegue por mais de 6 mil planos de aula alinhados à BNCC. Nossos planos de aula e de atividade para Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental estão recebendo sugestões para também serem usados durante a quarentena.

O primeiro curso já está disponível! O curso gratuito sobre Alfabetização e Leitura a distância que contou com a participação de Mazé Nobréga. Acesse e assista

Encontro com Orientadores Educacionais

Orientação Educacional e a Educação Inclusiva




* Apresentação:
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- AEE Atendimento Educacional Especializado
- Sala de Recursos Multifuncional - O que é?
- AEE  Público-Alvo
- APE Atendimento Pedagógico Especializado / Transtornos de Aprendizagem
- Profissionais veiculados pela Divisão da Inclusão
- Equipe da Educação Inclusiva - Nossos Técnicos
- O Passo a Passo para a Triagem
- Perguntas Frequentes. O que fazer quando...

Educação Inclusiva. O que aconteceu em 2019

* Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
* Professores de Apoio/Professores Itinerantes
* Quadro Demonstrativo: Professor de Apoio e Itinerante por Unidade Escolar
* Estratégias Elaboradas Pela Educação Inclusiva
* Cursos de Capacitação Oferecidos Pela Casa do Educador em Parceria coma Educação Inclusiva
* Outras Estratégias: Criação de Instrumentos para Acompanhamento do Desenvolvimento do Aluno

                                                 Clique aqui para acessar o conteúdo


-  Criação de Apostilas contendo Informações e Registros de Atividades e Avaliação.

1) Professor de AEE  Clique para acessar o material



2) Professor de Apoio  (Em breve) Clique para acessar o material


3) Professor Itinerante (Em breve)


4)Técnicos  (Em breve)


5) Serviço Social  (Em breve)


6) Terapeuta Ocupacional  (Em breve)


7) Coordenação  (Em breve)



quarta-feira, 27 de maio de 2020

Adjetivos Parte 1 e Parte 2

3º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Reconhecer e utilizar as flexões desta classe gramatical, que acompanha ou faz referência ao substantivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer o conceito de adjetivo;


Encontro Consonaltal


3º Ano de Escolaridade



OBJETIVOS GERAIS: Identificar e reconhecer palavras que contenham os grupos consonantais, proporcionando situações criativas e lúdicas, em que o conteúdo seja amplamente trabalhado.

Aumentativo e Diminutivo

2º Ano de Escolaridade



OBJETIVOS GERAIS: Levar o educando a conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do aumentativo e diminutivo, propondo diferentes situações de seus usos na língua portuguesa, abrangendo desde a esfera gramatical até os significados afetivos implícitos em algumas situações de uso do aumentativo e do diminutivo.


Singular e Plural

2º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do singular e plural, e o emprego adequado de ambos em diferentes situações de uso.

Artigos Definidos e Indefinidos

3º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Fazer com que a criança saiba identificar e reconhecer a diferença entre artigos definidos e indefinidos e suas situações de uso.

Acentuação: Agudo, Circunflexo e Til

2º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Apresentar os sinais gráficos utilizados na Língua Portuguesa para mudar os sons das vogais e introduzir o conceito de sílabas tônicas das palavras.

Sinônimos e Antônimos

3º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Favorecer a compreensão e a distinção entre sinônimos e antônimos e suas aplicações para a coesão textual, além de ampliar o vocabulário do educando.

Operação Multiplicação

3º Ano de Escolaridade



O objetivo do vídeo é ajudar a criança a reconhecer a multiplicação como adição de parcelas iguais, além dos conceitos de proporcionalidade e raciocínio combinatório.

Operação Divisão


3º Ano de Escolaridade


O objetivo do vídeo é ajudar a criança a compreender situações envolvendo divisões exatas e não exatas, além de relacionar divisão e multiplicação.

Decomposição Numérica até 100

3º Ano de Escolaridade



OBJETIVOS GERAIS: Conceder o aprendizado da composição e decomposição dos algarismos de acordo com sua ordem no número.

Valor Absoluto e Valor Relativo

3º Ano de Escolaridade


OBJETIVOS GERAIS: Perceber a diferença entre o valor atribuído ao algarismo em si e de acordo com sua posição no número.

Adição com Reagrupamento


3º Ano de Escolaridade


O objetivo do vídeo é ajudar a criança a desenvolver o raciocínio do cálculo da adição com trocas, ampliando os conceitos de juntar, acrescentar e adicionar.

Educação Financeira

2º Ano de Escolaridade



“promover a educação financeira e previdenciária; aumentar a capacidade do cidadão para realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos; e contribuir para a eficiência e a solidez dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e de capitalização”.

Números Ordinais


3º Ano de Escolaridade



OBJETIVOS GERAIS: Possibilitar o aprendizado dos conceitos de leitura e escrita dos números ordinais.

Alienação Parental




A alienação parental diz respeito à conduta dos genitores e ocorre nos casos de rompimento dos laços conjugais, quando a guarda dos filhos fica com um dos genitores, cabendo ao outro genitor o direito de visitas. O genitor guardião então, nutrido por um sentimento de vingança em razão da ruptura conjugal, começa a criar uma série de dificuldades para a manutenção do contato dos filhos com o genitor não guardião

Além disso, o genitor que detém a guarda passa a implantar falsas memórias no filho com relação ao outro genitor, de forma tal que seja alijado e alienado da vida deste genitor.

No Brasil, a Lei nº 12.318/2010 veio disciplinar a questão, indicando as sanções para o genitor-alienante. Em seu art. 2º, traz o conceito de ato alienação parental: “Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”
Em seguida, exemplifica, mas não taxativamente, condutas que podem ser compreendidas como atos de alienação parental: I – realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; II – dificultar o exercício da autoridade parental; III – dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; IV – dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;
Vale lembrar, ainda, que a alienação parental atinge não apenas filhos e genitores, mas toda a família extensa do genitor-alienado, que também passa a ser privada da convivência com aquela criança/adolescente, o que torna ainda mais danosa tal prática.
V – omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; VI – apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; VII – mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.[1]
É preciso lembrar, no entanto, que sob o manto do isolamento, não se pode tolerar condutas que violem o melhor interesse da criança, bem como o direito à convivência parental.
Pois bem. Em tempos de isolamento social, os riscos da alienação parental tornam-se ainda mais evidentes, sobretudo nos casos em que a convivência com o outro genitor fica comprometida pelas limitações da quarentena. Assim, o genitor/genitora que está na posse da criança/adolescente pode se sentir “mais à vontade” para atuar no processo de macular a imagem do outro, numa conduta arriscada de afastamento afetivo de pais e filhos.
Pais e mães precisam ficar alertas aos sinais da alienação, de modo que, se necessário, o Judiciário seja acionado para aplicar as medidas cabíveis contra o genitor alienador, que vão desde simples advertência até a suspensão da autoridade parental.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Tutorial Consulta da Situação do Auxílio Emergencial

Tudo o que você precisa saber sobre o Auxilio Emergencial.





Dia do Pedagogo


Nossas homenagens a esses profissionais que fazem toda a diferença!



Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de pedagogo, é celebrada no dia 20 de maio. Instituída pela Lei nº 13.083/2015, a data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

domingo, 17 de maio de 2020

Historinhas pra ensinar

O Menino Nervosinho


Curta-metragem de animação que fala sobre um menino muito nervosinho, que devido à sua agressividade começa a ficar sem amigos.



O Pequeno Elefante Teimoso


Normal É Ser Diferente

Todo mundo tem direito de viver e sonhar!


 (Canção de Jair Oliveira)

Os Bichinhos do Jardim. Uma história de amizade e respeito

"Essa história é da autoria de Aleyr Azeredo, e trata de amizade e repeito às diferenças. Muito boa pra trabalhar valores na educação. Ela conta a história de insetos vivendo em um jardim, onde vivem uma aventura e descobrem a necessidade de respeitar e valorizar o outro. "


Pollyanna

Pollyanna, uma menina de onze anos, após a morte de seu pai, um missionário pobre, se muda de cidade para ir morar com uma tia rica e severa que não conhecia anteriormente. No seu novo lar, passa a ensinar às pessoas o "jogo do contente" que havia aprendido com o seu pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis. Pollyanna passa a ter amizade com todos da cidade, tornando-os felizes.


Ninguém é igual a ninguém. Todo mundo é diferente!

Ninguém é igual a ninguém

Viva a diferença


"Ninguém é igual a ninguém" mas ao mesmo tempo iguais nos direitos e deveres e por isso a necessidade de aprender e retomar a cada dia a letra dessa música para não magoarmos ninguém.


Todo Mundo é Diferente. E isso é muito legal!


sábado, 16 de maio de 2020

A B C do Elefantinho Bonitinho


Bob, O Trenzinho da Aventura

Bob é um divertido trem que ensina seus filhos, alfabetos, números, formas, cores e atividades divertidas.

Embarque nessa aventura também!

Aventura do Alfabeto

A Canção dos números

Viajar pelos Planetas

Viajando pelas cores

Como as cores se misturam

Cores e Formas

A importância das cores e formas no desenvolvimento das crianças

(Pais & Filhos)


A gente insiste: deixe seu filho brincar à vontade!

Ao longo dos dois primeiros anos de vida, cada ser humano experimenta uma espécie de corrida de obstáculos. E cada um deles mostra em que fase está o desenvolvimento do bebê ou da criança e se tudo está indo de acordo com o esperado.
Durante o percurso desse caminho, seu filho vai passar por muitas descobertas, aprendizados, interações e aventuras. E engana-se quem pensa que os primeiros meses do bebê se resumem a fraldas sujas, comer e dormir. Existem diversas interações diárias dos pequenos com os pais que ensinam amor, confiança, empatia e até mesmo matemática. “Eles são como mini máquinas de aprendizagem, que absorvem tudo que está à volta”, diz Gail Gross, especialista em desenvolvimento da família e da criança,de Houston, nos Estados Unidos.
Brincadeira é coisa séria
Uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças é através da brincadeira. “Todos os brinquedos sensoriais são de extrema importância porque estimulam o desenvolvimento da criança e permitem a integração com os pais”, explica o Dr. Claudio Len, pediatra e pai de Fernando, Beatriz e Silvia.
E deixar que seu filho se divirta à vontade com seus brinquedos tem uma razão que vai além da pura diversão: é por meio da brincadeira que eles desenvolvem habilidades como coordenação motora e raciocínio. Por isso, a gente insiste: deixe seu filho brincar! Para ele, é a maneira mais divertida de se expressar, além de descobrir o mundo e se relacionar com ele. Brinquedos de encaixe, com peças em formatos e cores diferentes, como triângulo, círculo e quadrado, por exemplo, são ótimas opções para provocar o desenvolvimento das habilidades da criança.
Aprender brincando é muito legal!
 

A Bailarina

Uma sonhadora menina órfã toma uma atitude arriscada: fugir para Paris e realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá, ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.
Para assistir e sonhar...



O Bom Dinossauro

Comovente e emocionante, essa história vai atrair a sua atenção.

Em um mundo onde humanos e dinossauros vivem lado a lado, Arlo é um dinossauro que tenta encontrar seu caminho de volta para casa. Nesta jornada, ele desenvolve uma amizade incomum com o menino Spot.

O filme acompanha a vida de Arlo, um pequeno dinossauro medroso e desajeitado que quer ser tão corajoso quanto seu pai e tão útil quanto seus irmãos mais velhos. Arlo é designado pelo pai para capturar uma criatura que vem comendo o estoque de comida da família para o inverno. 




sexta-feira, 15 de maio de 2020

Em Busca do Vale Encantado

Diversão para toda a família!

Em Busca do Vale Encantado


É uma aventura pré-histórica de cinco jovens dinossauros que são amigos, seus nome são: Littlefoot, Saura, Patassaura, Petrúcio e Espora. Na distante época dos vulcões e perigosos terremotos, um jovem "pescoçudo" (Apatossauro) chamado Littlefoot é repentinamente deixado sozinho. Saindo à procura do lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros que concordam em acompanhá-lo em sua jornada. Numa ousada aventura para cruzar uma paisagem cheia de perigos, o bravo grupo encontra predadores famintos e desafios assustadores, enquanto aprende novas lições de vida e a importância do trabalho em equipe.



A Mentira tem Perna Curta

O Dia do Grande Círculo

A Amizade Proibida

  O Dente Perdido

Em Busca do Corredor Oculto

O Retorno do Dinossauro Solitário

O Mistério da Água que Sumiu

O Vale Escondido

Fuga do Vale Encantado

O Grande Teste do Pescoçudo

A Incrível Garota Três Chifres

A Marcha dos Seis Patas

O Retorno à Pedra  da Sombra

A Época das Águas que Sobem

O Vale da Água que Salta

A Grande Corrida no Tronco


O Mistério da Água que Subiu

A Grande Aventura do Ovo

Eremita da Rocha Negra

O Dia da Estrela

A Caverna de Várias Vozes


Segunda Parcela do Auxílio Emergencial

Veja quando



De professor para professor

Planos de aula  alinhados à BNCC




Acesse agora atividades da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Saiba mais sobre o projeto


Nossa Homenagem ao Profissional

Parabéns!

Assistente Social





Por que se comemora o 15 de maio como o Dia do/a Assistente Social?
O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do/a assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.


Uma homenagem às Assistentes Sociais da Educação Inclusiva / Sala de Recursos

Clarissa Rabelo

Marjorie Garcia Cotting


quinta-feira, 14 de maio de 2020

Cantando e contando até 10



Convidada especial da professora Andreia Marques, só pra você

Viva Mariana



Sentimentos e expressões


Cante com a professora Andreia Marques (Professora de Apoio)

Cara de quê?



Um pouco mais de Expressões e Sentimentos

Com esta atividade educativa as crianças podem aprender, de uma forma lúdica, sobre os sentimentos que nos cercam e, ainda, compreender os seus próprios sentimentos e identificar suas emoções. Por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos o professor pode abordar uma variedade de emoções, mostrando às crianças a importância da expressão dos seus sentimentos e da sua comunicação. Esta atividade também proporciona às crianças o conhecimento de suas próprias capacidades expressivas e as das outras pessoas, a ampliação de sua comunicação além do desenvolvimento de sua motricidade harmoniosa.

Sugestões de Trabalho

 *Mostre as carinhas ilustradas na folha de atividades e converse com as crianças sobre os sentimentos. Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado.
  •  *Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho. Deixe as crianças explorarem suas expressões de maneira espontânea ou direcionada, sendo que neste caso você pode solicitar a elas que façam cara de felicidade, tristeza ou raiva, por exemplo. Você pode ainda mostrar uma imagem que enfatize a expressão facial de um sentimento e pedir que as crianças a imitem.
  •  *Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-as a ligar o desenho com a expressão de cada criança ao balão que corresponde ao sentimento.
  •  *Faça a leitura de histórias ou cante músicas que retratam situações que levam a determinados sentimentos. Por exemplo, você pode trabalhar com a música infantil " Pintinho Amarelinho " e pedir às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
  •  *Brinque com as crianças de mímica dos sentimentos. Confeccione um jogo de cartas dos sentimentos, colando em cada carta um rostinho com expressões diferentes. Cada criança terá a sua vez de virar uma carta, sem que os outros vejam. A criança que virou a carta deverá imitar a expressão sorteada para que os outros adivinhem qual foi.
  •  *Desenhe ou cole em uma cartolina diversas carinhas com expressões de sentimentos (felicidade, tristeza, medo, assustado, irritado, etc.). Solicite a cada criança que aponte a carinha que mais demonstre a maneira que ela está se sentindo naquele momento e que conte o motivo daquela sensação. A criança pode, por exemplo, estar feliz porque está participando de uma brincadeira, ou estar irritada porque um colega tirou um brinquedo da sua mão, etc. Deixe que exponham seus sentimentos.
  •  *Você pode também, com a ajuda das crianças, confeccionar máscaras de cada uma das expressões trabalhadas. As crianças vão adorar!

Nosso final feliz


E o mundo voltou a sorrir


A importância do boliche na escola

O boliche na aprendizagem escolar


(Autoras: Viviane Biason Gomes Diana e Keli Cristina Conti)


Arteterapia

De que modo é que a arteterapia ajuda pessoas com autismo? (Vencer Autismo)







Como trabalhar com alunos difíceis

Veja: 18 estratégias para conviver bem mesmo com os estudantes mais desafiadores

POR:
Rodrigo Ratier, Pedro Annunciato e Patrick Cassimiro

Clique aqui para acessar o conteúdo

O que é Educação Inclusiva?




Nesta página você também encontrará:
- Os Princípios da Educação Inclusiva
- As dimensões de um Projeto Educacional Inclusivo


Conceitos Fundamentais


-Os paradigmas históricos
- O público-alvo da educação inclusiva
- Acessibilidade
- Tecnologias Assistivas (TAs)
- Desenho universal
- Desenho universal para aprendizagem (DUA)
- Dados do contexto atual


Diferenciar para incluir: 
A Educação Especial na Perspectiva da  Educação Inclusiva

Diferenciar para incluir: 
A Educação Especial na Perspectiva da  Educação Inclusiva



Atendimento educacional especializado (AEE) e sala comum: trabalho colaborativo para a inclusão