terça-feira, 7 de abril de 2020

Coordenação Visomotora


                        


A coordenação visomotora está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada. A habilidade visomotora é composta pela capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas, figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno delas.
As habilidades visomotoras são constituídas por muitas áreas relacionadas à visão e à capacidade de perceber a visão em relação ao movimento das mãos e do corpo em tarefas funcionais. Sendo assim, estas habilidades incluem a coordenação da informação visual que é percebida e processada junto com as habilidades motoras, incluindo o motor fino, motor grosso e motor sensorial.
Exemplos de atividades para estimular a coordenação visomotora
·  Atividade gráficas de unir tracejados, ligar os pontos.
·         Colocar a criança sentada no chão com as pernas separadas e rolar uma bola em direção a ela. A criança deve tentar parar a bola antes que ela bata em sua barriga.
·   Atividade de jogar e acertar a bola no cesto/alvo.
·   Passar grãos de um pote para outro.
·  Em uma folha de papel, faça desenho de linhas e peça para a criança colar um pedaço de lã/barbante por cima da linha.
·  Dispor pedaços de canudo em um prato e pedir para a criança passar uma linha por dentro.
Os desenvolvimentos visual e motor estão interligados. Ao passo que a criança começa a perceber melhor o mundo ao seu redor, suas habilidades motoras afloram. O movimento coordenado dos olhos e das mãos, depois dos olhos e dos pés, são a base para as atividades do o dia a dia da criança, seja na hora de vestir-se, comer ou brincar… Inclusive para a escrita e a leitura, na fase escolar.
(Espaço Habilitar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário