A coordenação visomotora está presente sempre que um
movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um
estímulo visual de forma adequada. A habilidade visomotora é composta pela
capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas,
figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno
delas.
As habilidades
visomotoras são constituídas por muitas áreas relacionadas à visão e à
capacidade de perceber a visão em relação ao movimento das mãos e do corpo em
tarefas funcionais. Sendo assim, estas habilidades incluem a coordenação da
informação visual que é percebida e processada junto com as habilidades
motoras, incluindo o motor fino, motor grosso e motor sensorial.
Exemplos de atividades para estimular a coordenação visomotora
· Atividade gráficas de unir
tracejados, ligar os pontos.
·
Colocar a criança sentada no
chão com as pernas separadas e rolar uma bola em direção a ela. A criança deve
tentar parar a bola antes que ela bata em sua barriga.
· Atividade de jogar e acertar a
bola no cesto/alvo.
· Passar grãos de um pote para
outro.
· Em uma folha de papel, faça
desenho de linhas e peça para a criança colar um pedaço de lã/barbante por cima
da linha.
· Dispor pedaços de canudo em um
prato e pedir para a criança passar uma linha por dentro.
Os desenvolvimentos visual e motor estão interligados. Ao
passo que a criança começa a perceber melhor o mundo ao seu redor, suas
habilidades motoras afloram. O movimento coordenado dos olhos e das mãos,
depois dos olhos e dos pés, são a base para as atividades do o dia a dia da
criança, seja na hora de vestir-se, comer ou brincar… Inclusive para a escrita
e a leitura, na fase escolar.
(Espaço Habilitar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário