Bebês – 18 a 24 meses
MOTRICIDADE
FINA ( Coordenação Motora Fina)
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Como é?
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* Quando as crianças manipulam riscadores e brincam
com objetos estão usando a motricidade fina. As habilidades motoras finas
envolvem o uso de muitos músculos pequenos dos dedos, mãos e punhos.
* Esse conjunto motor tem um desenvolvimento
gradual e preciso. Conforme a criança amadurece e brinca utilizando a
motricidade fina, vai conquistando maior precisão nos movimentos e
estabelecendo mais conexões entre cérebro, órgãos dos sentidos e músculos.
* Nessa fase o amadurecimento da habilidade motora
também é decorrente da mielinização. Os prolongamentos das células nervosas,
chamados axônios vão recebendo uma capa de gordura chamada mielina. Conforme
essa camada de mielina vai se formando, os impulsos nervosos viajam mais
rapidamente pelos circuitos nervosos. Assim, nessa fase da vida da criança,
quando o processo de mielinização é mais intenso, a rapidez dos estímulos
nervosos melhora a motricidade fina.
* Desenhar, pintar, encaixar, transferir, se
servir, comer com talheres, escovar os dentes, etc. desenvolvem e qualificam
os movimentos finos e precisos.
* As tarefas do dia a dia com abrir e fechar torneiras, apertar botões, abrir e fechar
um zíper ou um velcro, pegar um grãozinho de feijão ou uma folhinha no chão,
também aperfeiçoam esses movimentos
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O
que observar?
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Quais brincadeiras tem interessado as crianças? Que tipo de movimentos essas
brincadeiras demandam? É possível ampliar aos poucos e tornar os desafios
mais complexos?
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Observar as conquistas que as crianças tem apresentado no domínio da
motricidade fina: como controlam os riscadores, como lidam com as tarefas do
dia a dia, como tem brincado nas propostas de casinha, como tem se saído nos
jogos de encaixe e de construção?
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Observar e manter registros sobre a evolução e as conquistas das crianças no
controle dos movimentos garante o acompanhamento deste desenvolvimento e o
planejamento de espaços e materiais adequados às brincadeiras e experiências.
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Fases da Aprendizagem Motora
1º Estágio -
Cognitivo:
foco total na execução, o aluno precisa pensar no que está fazendo. Ocorrem
muitos erros na execução das habilidade.
2º Estágio -
Associativo:
ocorre a associação entre a ação e a percepção na execução da habilidade. O
aluno possui alguns parâmetros sobre a nova habilidade,diminuindo a quantidade
de erros. Nesta fase há um refinamento da habilidade.
3º Estágio - Autônomo: neste estágio há a automatização da
habilidade. Este processo é decorrente de uma grande quantidade de prática. O
aluno percebe seus erros e realiza os ajustes.
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