sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Recursos Pedagógicos para alunos que ainda não adquiriram leitura e escrita


A Educação Inclusiva de Arraial do Cabo, tem oferecido aos alunos assistidos pela Sala de Recursos Multifuncional um trabalho, objetivando o desenvolvimento de várias habilidades, práticas, cognitivas e socioemocionais.
Pensando em aplicar o melhor recurso, para obter o melhor desempenho, nosso foco está também nos alunos que ainda não apresentam leitura e escrita. Para estes, produzimos Materiais Sensoriais, que são recursos pedagógicos, que embora não configurem Atividades de Vida Diária, AVDs, são oferecidos com intencionalidade de promover ações como, escovar os dentes, pentear os cabelos, amarrar os calçados, entre outras,  e a partir daí, aplicar à criança, numa tentativa de que reproduza os movimentos exigidos para completar as tarefas, em si mesma.

Com a proposição destas atividades, pretendemos abrir caminhos que levem a aplicação de atividades funcionais, para que nossas crianças adquiram autonomia e sejam verdadeiramente incluídas, não apenas na escola, mas na família, na comunidade e na vida.
Estes recursos tem como objetivo, desenvolver a coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, lateralidade, atenção, foco, memória, orientação espaço-temporal, percepção visomotora e auditiva, esquema corporal, linguagem, escrita e raciocínio lógico.

Confira alguns materiais produzidos pela Oficina de Jogos Pedagógicos da Sala de Recursos Multifuncional:

* Boca com Escova - Escovação dos dentes, Higiene pessoal, ampliação do vocabulário

* Painel de Vestuário e Tênis - Atividade de vida diária, coordenação motora fina, percepção auditiva, conceitos e ampliação do vocabulário (zíper, abrir e fechar, abotoar..), alinhavo (fortalecimento do tônus muscular dos dedos e das mãos).

* Boneco/Esqueleto - Esquema corporal, criatividade, relacionar vestimentas ao clima

* Rosto - Esquema Corporal, percepção visual

* Caixa Sensorial - Discriminação visual, atenção, percepção tátil e olfativa

* Bolinha caracterizada Coordenação motora fina, fortalecimento do tônus muscular dos dedos e mãos

* Jogo dos Numerais - Pareamento, relacionar os numerais, cor, forma, coordenação motora fina, movimento pinça

* Tabela com Nome - Identidade, autoestima, linguagem, pareamento, coordenação motora fina, movimento de pinça. Propiciar um início de alfabetização aprendendo e estabelecendo relações com as letras do seu próprio nome.
* Tapete Sensorial - Desenvolver apercepção tátil, auditiva e a imaginação da criança através de uma pequena história, lateralidade. coordenação motora, atenção, equilíbrio.


Dona Centopeia

Certo dia, dona Centopeia saiu para passear porque estava muito triste, mas acreditava que alguma coisa boa iria acontecer.
Quando de repente escutou um barulho de chocalho e sentiu alguma coisa nos seus pezinhos e em cada coisa que pisava ouvia o chocalho, e seu corpinho se transformava.
Assustada, corria, corria voltando pra casa.
Quando chegou em casa, foi direto olhar no espelho e viu que seu corpinho tinha virado um caminho, com várias partes diferentes: uma parte lisinha; outra bem macia; mais uma parte áspera, - Ai, arranha! Reclamou dona Centopeia. Outra parte do caminho apareceu, e veja só!? Era feita de lápis de cor, era lindo, mas era um pouco duro, mas logo depois, apareceu outra parte, feita com bolhas, que é bem macia.
Dona Centopeia começou a sorrir e disse: - Ufa! Que alívio! Estou bem.
Mesmo diferente ela ficou muito feliz!


(História criada pela professora Maria de Fátima, da Oficina de Produção de Jogos)

* Outros Materiais:




Um comentário:

  1. Marjorie Garcia Cotting21 de agosto de 2020 às 18:03

    Parabéns para essa equipe linda e competente da Oficina de Jogos Educativos!!! Material de grande importância para os alunos.

    ResponderExcluir