A Educação Inclusiva de
Arraial do Cabo, tem oferecido aos alunos assistidos pela Sala de Recursos
Multifuncional um trabalho, objetivando o desenvolvimento de várias
habilidades, práticas, cognitivas e socioemocionais.
Pensando em aplicar o melhor
recurso, para obter o melhor desempenho, nosso foco está também nos alunos que
ainda não apresentam leitura e escrita. Para estes, produzimos Materiais Sensoriais, que são recursos pedagógicos, que embora não configurem Atividades
de Vida Diária, AVDs, são oferecidos com intencionalidade de promover ações
como, escovar os dentes, pentear os cabelos, amarrar os calçados, entre outras, e a partir daí, aplicar à
criança, numa tentativa de que reproduza os movimentos exigidos para completar
as tarefas, em si mesma.
Com a proposição destas
atividades, pretendemos abrir caminhos que levem a aplicação de atividades
funcionais, para que nossas crianças adquiram autonomia e sejam verdadeiramente
incluídas, não apenas na escola, mas na família, na comunidade e na vida.
Estes recursos tem como
objetivo, desenvolver a coordenação motora fina e grossa, equilíbrio,
lateralidade, atenção, foco, memória, orientação espaço-temporal, percepção visomotora
e auditiva, esquema corporal, linguagem, escrita e raciocínio lógico.
Confira alguns materiais produzidos pela Oficina de Jogos Pedagógicos da Sala de Recursos Multifuncional:
* Boca com Escova - Escovação dos dentes, Higiene pessoal, ampliação do vocabulário
* Painel de Vestuário e Tênis - Atividade de vida diária, coordenação motora fina, percepção auditiva, conceitos e ampliação do vocabulário (zíper, abrir e fechar, abotoar..), alinhavo (fortalecimento do tônus muscular dos dedos e das mãos).
* Rosto - Esquema Corporal, percepção visual
* Caixa Sensorial - Discriminação visual, atenção, percepção tátil e olfativa
* Bolinha caracterizada - Coordenação motora fina, fortalecimento do tônus muscular dos dedos e mãos
* Jogo dos Numerais - Pareamento, relacionar os numerais, cor, forma, coordenação motora fina, movimento pinça
* Tabela com Nome - Identidade, autoestima, linguagem, pareamento, coordenação motora fina, movimento de pinça. Propiciar um início de alfabetização aprendendo e estabelecendo relações com as letras do seu próprio nome.
* Tapete Sensorial - Desenvolver apercepção tátil, auditiva e a imaginação da criança através de uma pequena história, lateralidade. coordenação motora, atenção, equilíbrio.
Dona Centopeia
Certo dia, dona Centopeia saiu para
passear porque estava muito triste, mas acreditava que alguma coisa boa iria
acontecer.
Quando de repente escutou um barulho de
chocalho e sentiu alguma coisa nos seus pezinhos e em cada coisa que pisava
ouvia o chocalho, e seu corpinho se transformava.
Assustada, corria, corria voltando pra
casa.
Quando chegou em casa, foi direto olhar
no espelho e viu que seu corpinho tinha virado um caminho, com várias partes
diferentes: uma parte lisinha; outra bem macia; mais uma parte áspera, - Ai,
arranha! Reclamou dona Centopeia. Outra parte do caminho apareceu, e veja só!?
Era feita de lápis de cor, era lindo, mas era um pouco duro, mas logo depois,
apareceu outra parte, feita com bolhas, que é bem macia.
Dona Centopeia começou a sorrir e disse:
- Ufa! Que alívio! Estou bem.
Mesmo diferente ela ficou muito feliz!
(História criada pela professora Maria de Fátima, da Oficina de
Produção de Jogos)
* Outros Materiais:
Parabéns para essa equipe linda e competente da Oficina de Jogos Educativos!!! Material de grande importância para os alunos.
ResponderExcluir