domingo, 29 de março de 2020

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Blog Educação Inclusiva Arraial do Cabo.



Como estimular o raciocínio lógico infantil?  
Brincadeiras: excelente motivação para o raciocínio lógico infantil
Se existe algo que uma criança adora fazer é brincar. Elas não abrem mão de interagir com outros pequenos ou podem até mesmo se divertir sozinha. O importante, no entanto, é que existem muitas brincadeiras que podem trabalhar sobre o raciocínio lógico infantil.
Para se ter uma ideia, o fato de a criança estar inserida naquele meio, naquela missão de participar da brincadeira, já a coloca dentro da lógica da atividade. Junto a isso, temos o fato de muitos brinquedos serem voltados justamente para esse fim. Veja algumas das opções que podem estimular as crianças.
– Jogos de sequência lógica: essa brincadeira é constituída por figuras que procuram representar a ordem de uma cena, por exemplo. O jogo tem por objetivo estimular que as crianças consigam colocar as figuras na sequência exata para que façam sentido ao que foi proposto;
– Tabuleiros: nos casos das crianças mais crescidas, há brincadeiras que envolvem itens como números e operações matemáticas. Jogos de tabuleiro são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico e a estratégia das crianças;
– Quebra-cabeças: essa brincadeira é ideal, pois é uma atividade extremamente rica para o cérebro. O fato de induzir a criança a montar as peças apresenta um motivo e tanto para que o raciocínio lógico do pequeno consiga ser trabalhado de maneira bastante satisfatória. Os quebra-cabeças de hoje estão muito mais interativos, pois apostam em cores mais vivas para estimular as crianças;
– Jogos digitais: é preciso acompanhar as mudanças e hoje em dia os jogos digitais estão com tudo. Os pequenos podem contar com uma infinidade de jogos, que exercem uma grande influência sobre as crianças;
  – Lego: os famosos brinquedos ‘Lego’ também são excelentes para estimular o raciocínio lógico infantil, pois os encaixes induzem as crianças a criarem figuras (ou construções) a partir da interação delas durante a brincadeira;
– Atividades realizadas dentro de sala de aula: nada melhor que um ambiente educacional que promova o raciocínio lógico infantil. Quando se tem um acompanhamento que instigue a curiosidade do pequeno, os exercícios podem significar muito na incipiente vida escolar da criança. Vale lembrar que todas as opções acima (exceto jogos digitais) podem ser dadas em sala de aula.
(NeuroSaber)

      

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