sábado, 6 de junho de 2020

Educação Inclusiva






Nesse Livro de Tatiana dos Santos e Regiane da Silva Barbosa, você vai encontrar:

- História e Legislação
- História da Deficiência
- Marcos Legais,  Nacionais e Internacionais
- Evolução Histórica da Educação Especial no Brasil e o Atendimento às Pessoas  com Necessidades Especiais
- Educação Inclusiva no Brasil
- Tipos de Deficiência:
* Deficiência Visual
* Deficiência Auditiva
* Deficiência Física
* Deficiência Intelectual
- Deficiências, Síndromes e Transtornos Globais do Desenvolvimento
* Deficiência Múltipla
* Síndromes
* Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Altas Habilidades/Superdotação
- Transtornos Funcionais Específicos
* Dislexia
* Disgrafia e Disortografia
* Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade
* Atendimento Educacional Especializado
* Currículo e Avaliação
* Inclusão e o Mercado de Trabalho

Como Aprender e Ensinar Competências


O livro, escrito por Antoni Zabala e Laia Arnau,  mostra um novo enfoque no ensino e na aprendizagem de competências.

Desenvolvendo capacidades

Focado nas capacidades cognitivas, ele apresenta como trabalhar a formação para o desenvolvimento de capacidades de forma prática. Assim, os autores têm como objetivo demonstrar que o aprendizado pode ser utilizado de forma eficiente diante das situações reais da vida.





Base Nacional Comum Curricular

Base Nacional Comum Curricular  e a Inclusão Escolar

A BNCC e a educação inclusiva

A Base Nacional Comum Curricular é um grande avanço para a educação brasileira, pois abre oportunidades para uma educação mais inclusiva, que parta do olhar para o aluno e suas singularidades. Ela amplia as possibilidades para que as escolas busquem novas alternativas para ensinar a todos. Sendo assim, dialoga com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que são:
• Proporcionar diversos meios para a aprendizagem
• Proporcionar diferentes formas para expressão do que foi aprendido

• Manter a motivação e permanência dos estudantes

Por tudo isso, elaborar o plano pedagógico de sua escola será um desafio diferente. Muitos paradigmas deverão ser quebrados para entrarmos em um novo tempo da educação. E essa mudança precisa começar com o professor rompendo seu próprio padrão de funcionamento e se abrindo para enxergar a educação além do desempenho no boletim. (Inclusão na Escola)



sexta-feira, 5 de junho de 2020

Garantia de Direitos


Acompanhe aqui, as Garantias de Diretos da Criança e do Adolescente

Material produzido por Marjorie Garcia Cotting
Assistente Social
Sala de Recursos Multifuncional 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Aulinha de Português

Verbos

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Produzido pela Professora Izabel Cristina Porto Lima 
 Arraial do Cabo - Casa do Educador


Semana da Alfabetização. Oficina da Alfabetização

Para todos os alfabetizadores, professores de AEE, Apoio e Itinerantes.
Não percam!

Primeira Aula: 

O Processamento Sensorial e o Impacto na Alfabetização

Professora Zilanda P de Souza
Psicopedagoga e Neuropscopedagoga


Segunda Aula: 

Alfabetização Multissensorial: Etapas da Percepção e Transformação da Informação Processada



Terceira Aula:

 O Que, Quando e Como Avaliar a Alfabetização



Atividade Especial para a Semana da Alfabetização 
(Professora Zilandia Pereira de Souza)